Unidade II (51) 3086-0086

Rua Filadélfia, 331 – São João
Porto Alegre / RS

Unidade I (51) 3392-9272

Av. Plínio Brasil Milano, 852 – Higienópolis
Porto Alegre / RS

Nossas Turmas

Saiba um pouco sobre cada turminha!

Jardim 2

     Nossa turma de Jardim 2 atende crianças de 5 anos de idade.
    Nesta fase consolida-se, de forma mais sistemática, o trabalho nas áreas da linguagem e do raciocínio lógico-matemático. É neste momento que a criança passa a aceitar com maior clareza as regras nos jogos. Soma-se a isto o interesse por tomar conhecimento do mundo letrado.

     Inicia o processo de construção de leitura e escrita. A leitura já deve ser conhecida de nossos pequenos, através de leituras informais de gravuras, rótulos, fotografias.        O processo de letramento é iniciado pela exploração do nome da criança e seus conhecidos e, consecutivamente, cada vez mais terá interesse em descobrir este mundo.

     Escrevem ao seu modo, alguns grafismos imitando a escrita dos adultos. Manipulando objetos, a criança executa a contagem, decodifica símbolos, utiliza a capacidade de classificar, ordenar e operar quantidades. 
     Nossa escola dá ênfase à alfabetização, porém sem uma abordagem impositiva, ocorrendo a partir do interesse dos próprios alunos, através dos estímulos dados pelas educadoras. Ao se exercitar na escrita, a criança cria hipóteses, inventa, repete e copia. Mas alfabetizar é muito mais que ensinar letras, significa relacionar a brincadeira (o jogo) ao trabalho, estimulando que ocorra o questionamento daquilo que está escrito. É neste momento que se dá a ampliação das atividades de conhecimento lógico-matemático, como por exemplo, a construção do número.      

     Desenvolvem-se no Jardim 2 as diversas áreas do conhecimento: linguagem, matemática, ciências sociais e naturais, movimento, arte, formação pessoal e social e o brincar ainda está presente em todos os momentos de aprendizagem.

     No Jardim 2, consolida-se a autonomia das crianças no que se refere ao vestuário, hábitos de higiene e alimentação, cuidados com os seus pertences e com os da escola, preparando-as para o ensino fundamental.